domingo, 27 de junho de 2010

Cachalote-

Há muito tempo eu não me sentia tão bem. Tão motivado para virar um cartunista foda. Tão alegre com o mundo, tão inspirado. Tão feliz por um cara.
Estou falando do lançamento da HQ Cachalote, do grande amigo Rafael Coutinho. Mais de 200 pessoas compraram o livro nesse dia. Todas sairam de lá com um autógrafo do Rafa e um do Galera. Qual não foi minha alegria ao ver um quadrinista próximo de mim, lançando uma hq, da qual eu inclusive acompanhei um pedaço da produção, se dar tão bem! Impossível não ficar mais do que feliz ao ser cumprimentado pelo Laerte, meu idolo de infância. Conhecer o Angeli, um dos meus objetivos há muito tempo. Ver que todos esses caras são ótimos, querer chegar no nivel deles.
Mas não vamos perder o foco! A hq é linda. É daquelas que vem pra mostrar pra esses gringos o que é quadrinho. É dessas que podem e DEVEM ser chamadas de literatura. De longe, uma das melhores literaturas que já li.
O Rafa é um desses quadrinistas que ganhou meu respeito tanto como ser humano, tanto como profissional.
Parabens Rafa, tu merece cara. Quem sabe um dia lanço a minha.

Abraços,

Pedro C.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Meus Spams, meus queridos Spams-

Bien, venho até vocês falar de um assunto não muito interessante, mas não tão chato:
Os spams. Normalmente, os cartunistas tem um tipo de alergia a spam, preferem abrir aquela caixa de email e ver vazia, do que receber emails propaganda do Merdado Livre, falando como se fosse um familiar seu pedindo pra comprar algo e tira-lo da miseria.
MAAAAS, eu não! Meus spams são meu ânimo diário quando nao recebo emails ou comentários. Certa vez, Bill Gates me mandou um email, na outra um arabe me notificando que eu havia ganhado na loteria, e outra, por fim um cara dizendo que eu era o Bilhionesimo visitante do Google, e havia ganhado um milhao em barras de ouro.
Fantastico, não? Adoro hackers criativos! Bom, é só, uma pequena nota sobre meus amiguinhos spamginarios.
Após tudo isso, voce estar pensando: Oh meu Deus, o que faço visitando esse blog regularmente !?!?
Resposta: bom, pra piorar seu humor, DEPOIS POSTO um dibujo.
--Atualização:



Aqui está o desenho. Sou eu, mas como ornitorrinco, sabe-se lá Deus por que, resolvi começar a me desenhar como um ornitorrinco sempre! hahaha, é a loucura....
Adios Muchachos!


Pedro C.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Figura Mitologica+Professores-



Antes de mais nada, lembrei que esse domingo trabalho bastante e tenho que estudar, então adianto a figura mitologica= o Gnomo. E para acompanhar, um texto!


Sabe, agora pouquinho, alguns minutos mesmo, estava falando com o Jopa sobre os professores de quadrinho. Percebemos que o melhor jeito de desenvolver um estilo, alem de observar e copiar, é ter dicas. Já é meio caminho andado... Vou explicar

O Nunes já disse no blog dele que visitou o estudio do Jean Galvao, mestre, para pegar dicas, e isso ajudou muito.

O João M. visitou o Orlando Pedroso, outro mito dos quadrinhos brasileiros, e pegou dicas excelentes, aprendeu aquarela, e tal.

Agora eu, divido dois professores. O principal, sem duvida, é meu pai. Desde que me lembro por gente já recebia dicas otimas dele. A maioria eu não ligava na hora, mas depois de um tempo, as vezes dias,meses, anos... eu absorvia aquilo e adcionava ao meu trabalho. Mas o meu ultimo professor, que veio a se destacar bastante, foi o Grampá. Eu convivi um bom tempo ao lado dele no estudio que ele dividia com meu pai. Muitas dicas, sempre que ele parava o trabalho, nem que fosse pra ir no banheiro, passava e dava uma olhada nos desenhos que eu deixava na mesa. Ele me incentivou e ensinou a usar pincél, dicas de anatomia, etc. Sem o Grampá meu traço estaria bem diferente, com certeza...Agradecimentos a ele e meu pai.

Gracias,


Pedro C.

Refletira-004



Não pensem que elas acabaram. muhahahaha! Domingão tem figura mitologica no blog, e não, não vai ser um post sobre o Galvao Bueno, mas um desenho.
PS: MANDEM PARABÉNS PARA MINHA PRIMA, QUE TERÁ SUA FESTA DE 15 ANOS AMANHÃ!


Pedro C.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil, Coréia, Ganso, Frango, e o Carvalho as quatro.




Bem amigos da Rede Blogger, venho até vocês com mais uma matéria do incrível reporter Pedro C.
Bom, como não poderia ser diferente, o tema do texto de hoje é a Copa do Mundo. Que aliás, vou começar assim mesmo, tá tomando de 10x0 do Brasileirão, que não deviam ter parado.
Amo futebol, e amo Brasileiras..ops, o Brasil, mas vou começar pelo começo, como diria um amigo meu.
A África mandou bem na abertura da copa, foi linda! Mas é claro, que me refiro a abertura da Quinta-Feira, onde eles dançaram e festejaram, por que, meu Deus (com o perdão do uso indevido do seu nome) como o jogo de abertura foi chato. O futebol até que não foi feio, mas pô! Abertura minha gentem, tem que mandar um show!
Vou pular todo o resto para o jogo PortugalxCosta do Marfim, por que antes disso, só a Alemanha, que mandou um show e a Holanda, que sempre manda bem (mesmo sendo um joguinho meio chatinho, abracitos para o pessoal da Holanda!) o resto foi um saco!!
Portugal, time do Cristiano Ronaldo, um pusta mulherengo, mas que sabe jogar até, mandou bala desdo inicio! Costa do Marfim tambem, mas meus caros, meteram um belo 0X0! Que beleza, an?
Bom, antes de falar do Brasilis, vou deixar um recado, para o pessoal que está, jogando:

ESSA É, DE LONGE, A PIOR COPA DA QUAL EU JÁ TIVE NOTÍCIAS!!!

Ahem,vamos ao Brasil:



resumo do jogo antes dos comentários:
1ºtempo: ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
2ºTempo: ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...GOL!!!!GOOOOOOOOOLAÇOOOOOO!!!...ZZZZZZ.QUE PASSE EIN ROBINHO! VAI ELANO, VAI! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!!!!!!........ZZZZZZZZ

Vamos aos comentários do jogo, por Pedro C.
A Coréia, por incrivel que pareça tem um time tão fechado quanto seu regime. Foi só o Brasil dar uma pressionada no início que o time ficou acuado o jogo todo. Aquele atacante lá, aquele mesmo, o camisa 9, Wayne Rooney da Coréia, não jogou nada. Chorou no começo, achei bonito, mas foi só.
O Kaká, queridinho da galera, super carismatico, joga muito, mas nesse jogo...FAILED.
O Luis Fabiano também, decepcionou. Para mim, caro leitor, que nem deve ter chegado a ler o que veio antes do Brasil (brincadeira, abraço pro leitor, meu camarada) deveria ter entrado Nilmar no inicio do segundo tempo.
Nilmar é aquele cara fodão, que entra para matar, chega metendo a bola , com a devida categoria, sempre, pro fundo do gol.
Mas, elogios a parte, prefiro não comentar o Juan, e achei que o Robinho fez um jogo legal.
Quando o pessoal fala que o Neymar devia entrar na seleção, discordo. O Brasil não precisa dele. Agora um Ganso, aí sim! Seria ótimo ter um Ganso nessa copa, pois o Frango já tá na Inglaterra, o Pato ficou no tribunal e para não citar uma ave novamente, a zebra tá mandando bala na Espanha, que travou perante a Suiça.


Abracitos verde-amarelos,

Pedro C.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Fique de olho em nós!- Um post sobre a nova-nova geração-

A história dos novos quadrinistas brasileiros, que só está começando:

João M.-


Ca-ham! Chamo a presença de todos para este post importante:
Bom, antes de qualquer coisa, estou meio mal, a sinusite atacou. Frio Modafoquer...
Bem, vamos ao que interessa: quadrinhos.
Os gêmeos, Moon e Bá, viraram os olhinhod de fãs de quadrinhos do exterior para cá, terra Brasilis, e graças a eles, e claro aos leitores, entre outros, nosso mercado de quadrinhos não para.
O ritmo de produção é enorme, e a internet é o maior meio de publicação.
Nesse processo de produção foram surgindo nomes que agora são mundialmente conhecidos. Entre eles, o camarada Grampá e o meu compañero Rafael Coutinho. Esses, foram nomeados, junto com mais alguns poucos, a Nova Geração dos Quadrinhos. Até aí beleza. Mas, com o tempo , esse que foi pouco, pois tudo agora é muito rápido, surge um nome que rápido se popularizou: João Montanaro, quadrinista,14 anos de idade no momento, 12 na epoca.
Lançado como um cervo que passava na frente de um monster truck, que no caso era dirigido por Paulo Ramos, projetor do futuro do jovem Montanaro, ele começa a fazer sucesso, primeirante através do seu blog, sua maior fonte de sucesso, mas depois por outros veiculos de comunicação, como a Revista MAD, e depois como chargista da Folha de Sp.(incrivel!) maior jornal do país.
Mas claro, muitos jovens já publicavam em seus blogs, mas Montanaro se destacou, por ter mais habilidade.
Eai começa nossa história. Após isso, os olheiros dos quadrinhos começaram a observar todos os quadrinistas nessa grande peneira de craques da arte que é a internet.

Pedro C.-





Três anos depois de João M. criar seu blog, eu crio o meu, que viria a ser também minha fonte de poder. Meio atrasado, mas bem disposto, eu começei com traço ruim, pintura ruim, mas piadas razoaveis. Com apoio dos meus poucos fãs, fui crescendo, e eis que, este ano, lá por meados de...Abril-Maio surge uma chance. A TV CULTURA, da qual sempre gostei (lembro de estar vendo Metropolis com meus pais, desde novo) me manda um E-Mail, com a proposta de me entrevistar num programa deles.
Eu fiquei muito entusiasmado, não só pelo trabalho reconhecido, mas por descobrir que eles mal sabiam que meu pai era artista. Hahahaha, finalmente o reconhecimento! hahaha, bom, mesmo assim, dei a idéia de chamar meu pai para participar, pois o tema do programa (chamado Ao Ponto) era pais e filhos. Esse foi o pique que eu precisava. Entrei em transe. Produção em massa, muitos desenhos, ânimo, traço melhor, aquarelas bonitas. Eis, que, graças a uma indicação amiga, a Gabriela Romeu, Editora da Folhinha, suplemento infantil da Folha de Sp vem até meu blog, gosta do trabalho e me manda a proposta de criar um personagem para uma tira. Criei dois, o escolhido foi o Eric, roqueiro-mirim que não toca nada, nem apito. Após isso, fechado o acordo, tive minha primeira tira publicada, ao lado de Laerte e Adão, chuif.
Bem, escrevi mais de mim, pois obviamente sei mais de mim do que dos outros...
Bom, se você não dormiu com a minha história, ai vão mais dois:



JoPa ( João Paulo)-




Conheci o Jopa através de uma email. Depois disso, conversamos quase que diariamente sobre quadrinhos, entre outras cositas.
O Jopa tem uma narrativa usada em suas tiras de dar inveja. Creio que é o unico entre a nova-nova geração(já já te explico o que é) , que daria um ótimo roteirista.
Ele abusa da inteligência que tem em seus roteiros. Ele teve a grande idéia recentemente de criar um blog, nomeado de Trapezistas de Estrada, onde os cartunistas que quiserem embarcar para publicar páginas de quadrinhos semanais, podem vir. Começamos semana passada, já contamos com uma colaboração especial do Ricardo, do Ryotiras, e vamos andando.
Bom, Jopa já fez estágio em uma animação, tem um pai que trabalha com teatro, duas coisas que influênciam em seu trabalho atual. Depois arranco mais informações dele.


Nunes-




Nunes, eu ainda não conheço muito bem, pois é novo. Mas ele ganhou reconhecimento muito rápido, sendo frequentemente elogiado por Benett, Carranza, entre outros
Só o que se sabe é que adora perguntas indiscretas e é viciado em Coca-Cola, hahaha.
Bom, espero muito dele, que a partir desta semana começa a publicar nos trapezistas.
Em breve mais informações.



--NOVA- NOVA GERAÇÃO-

Nomeada assim por Grampá, quando ainda eram eu e João os unicos integrantes , consiste apenas de jovens quadrinistas pirralhos, que amam desenhar.








Bom, espero que vocês tenham dormido durante minha biografia, pois é um saco. Enfim,
é isso, como eu falei que ia atualizar o outro post com uma ilustra, depois faço isso com esse, estou meio mal.



Pedro C.

ps: agradeço a todos comentários e visitas.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Trecho de Entrevista.

Entrevistador: Que conselhos você daria para aquelas pessoas, que como você, sonham em se dedicar ao desenho?
Eu: Bem, sou meio novato nisso, mas a dica que eu daria é: Não pense que é algo fácil. Você não desenha para sobreviver, nesta profissão você sobrevive para desenhar, por puro amor, o salário é apenas a recompensa. A outra grande dica é: copie muitos artistas, sem perder o seu traço, desenvolva seu próprio estilo de desenho, no ponto de alguem bater o olho e saber que é seu. Não ligue para materiais bons, isso é algo desnecessário no inicio.


Um trecho de uma entrevista para um site. Mais tarde atualizo o post com uma ilustraçao.=D

sábado, 5 de junho de 2010

Comparças

Conheci o João Paulo Selonk através de um email dele falando sobre um fanzine que eu queria fazer. nÃO DEU CERTO. Não desistimos. Tive idéias. ruins. ele teve uma ideia. qual? um blog. normal demais. Um blog diferente. Aí melhorou. Uma hq de cada por mes, uma pagina por semana. Belezura. Lá fomos nós. uma pagina de cada. eu quase atrasei. o Ricardo do ryotiras colaborou.Fiquei Feliz. E começamos a andar. Pau na máquina. Dois jovens cientistas dos quadrinhos, criados na nova geração das experiencias com nanquim. Carregando suas experiencias num caminhão, e distribuindo de graça pro mundo todo, atraves de uma conexão internética. Nesse caminhão, aém da caçamba carregada de historias, reais ou não, tem uma porta aberta. Ela não quebrou, nem esquecemos de fechar. É para dar carona. Quem quiser embarcar nesse caminhão desgovernado, no caminho para a arte, é só pedir. Se quiser, entra sem pedir mesmo, ou a gente acolhe, ou dá um pé na bunda. Mas pode vir. Que nesse caminhão, só há uma coisa:
TRAPEZISTAS DE ESTRADA

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Técnicas, musica e uma Refletira-003-





Fala pessoal, beleza?
Seguinte, de um tempo para cá tenho estudado muitas técnicas.
Enquanto adiciono alguns mestres como Chuck Berry e David Bowie para minha lista de repertório musical, adiciono tecnicas que tenho estudado muito ao meu trabalho.
Em breve posto uns testes, mas acrescento que o mais tenho trabalhado é pintura com aquarela em degrade, indo da camada mais escura e acabando na mais clara, e também reflexo com guache, algo que tenho usado com frequencia em testes.

Bom, é só, vou ver se escrevo um texto essa semana ainda,

Ah, um abraço pro pessoal da banda Scracho, conheci eles na gravação de um programa, pessoal super gente boa, um som legal, uma batera ótima, e uns cabelos descolados, haha.

Abracitos,

Pedro C. (Agradeço as visitas e comentários)