sábado, 9 de abril de 2011

O Ratinho agora é comediante - Parte 2


Punk. Desenho meu, de Abril do ano passado. Tanta coisa mudou de lá pra cá...

Então. Onde paramos? Ah sim, na parte que resolvi seguir para o humor. Tudo que eu precisava para seguir tal caminho, para variar, estava sempre do meu lado. Meu pai tinha - hoje é meu, rara-  um acervo gigante, com todas as Chicletes com Banana, CIRCO, Piratas do Tietê, e tudo o mais daquela fase incrível dos quadrinhos por aqui. Com as influências principais, claro, sendo Glauco, Laerte e Angeli - Meus idolos desde dos 7 anos, rara) resolve navegar pelos mares do humor. Fui fazendo as experiências. No começo, piadas sempre óbvias, com um traço solto - leia-se ruim- e cheio de hachuras meio undergrounds.
 Depois, um traço mais econômico - leia-se ruim, mas limpo-, sem hachuras, com cores vivas, e com a ajuda do computador, além da aquarela.
 Com o tempo, fui treinando a aquarela, o traço, e as coisas foram ficando melhores.
 Uma curiosidade, é que no humor, foi estranho. Tudo aconteceu muito rápido pra mim. Muito. Resolvi criar um blog, e não demorou muito, comecei a juntar um pequeno público. A frequência era importante, acho que a quantidade superou a qualidade, e tive visitantes muito frequentes. O que era só minha família, foi virando amigos, desconhecidos, mestres. Mas teve uma época que eu não evoluia mais. Foi então que uns caras importantes apareceram.
  Meu pai estava dividindo o estúdio com dois camaradas dele em sampa, o Rafa (Rafael Coutinho, autor de Cachalote) e o outro Rafa (Rafael Grampá, autor de MESMO Delivery).
 A primeira vez que fui visitar ele lá no estúdio, fui apresentado a eles. Minhas influências estavam muito focadas no passado na época, cartuns antigos, e olha que a maioria dos autores desses cartuns ainda estavam na ativa.
  Então, não é de se assustar que não conhecia muito o trampo do Grampá, e nem conhecia o do Coutinho.
 Mas chegando lá, não demorou pra virar fã, super-fã, dos dois. Assim que subi a escada do estúdio, me deparei com alguns originais, de assustar. Era inacreditável. Numa parede só, páginas dos gêmeos, um original do Laerte, um quadro do Dahmer. E os dois mais importantes. Uma página de CACHALOTE, uma sequência na qual o playboy ia ao cinema, e um desenho do diabo, parte de uma página do MESMO delivery.
 Não fazia idéia de quem era aquilo, mas na hora, achei os dois desenhos do caralho, e já fiz uma anotação mental de perguntar pro  meu pai quem eram os desenhistas.
 Como era a minha primeira vez lá, estava timidaço - reza a lenda que a timidez é mal de cartunista- então mal falei com os dois mestres que sentavam nas salas ao lado, o Grampá mesmo só cumprimentei na hora que estava indo embora, no fim do dia.
 Mas eu já estava lá, e isso era tudo o que eu precisava. O tempo foi passando, e descobri que a página era do Coutinho, com quem comecei a bater uns papos regularmente, sobre música e afins. O cara tem uma visão foda do mundo, além de ser um quadrinista e um pintor excelente. Comecei também a conhecer o Grampá, que me ensinou muita coisa, em pouco tempo. Batemos papos sobre quadrinhos, ele me mostrava quase que regularmente umas bandas novas, e olha só, não teve uma que eu não achei foda, e ouço até hoje ( Da-lhe White Stripes, por exemplo), também chegou até a me passar alguns exercícios no meio disso tudo, que me ajudam até hoje.
 Estar ali, ver os caras trabalhando, conhecer seus materiais, suas influências, suas técnicas, foi o curso de quadrinhos que eu nunca tive, sabe? É claro, eu não parei de desenhar enquanto estava lá. Álias, cacete, como eu desenhei enquanto estava lá. De semana pra semana, meu estilo ia mudando bruscamente, sempre com avaliações dos mestres ( nos quais, obviamente, meu pai também figurava, ele também continuou me ajudando como sempre, lá), e sempre experimentando tudo que tinha direito ( estou falando de técnicas de desenho e materiais, viu.), eu continuei.
 Nesse período mágico, no qual conheci esses mestres que me formaram, algumas coisas aconteceram, que me fizeram ter uma vontade absurda, gigante, de me esforçar, e  mandar bala.
 A primeira, foi uma lição que meu pai ensinou, e demorou pra eu absorver, mas quando absorvi, tudo deu certo. Já falo mais disso.
 Certo dia, eu estava lá no estúdio, desenhando uma tira, que nunca foi publicada no blog, e uma página de um personagem que eu havia criado. A página era ESSA.
 Eu terminei a página pela manhã, meio inseguro dos resultados, mas enfim. Larguei em cima de uma mesa do estúdio do meu pai ( que era, antigamente, uma sala de estar da casa que eles oculpavam, então era passagem obrigatória pra cozinha, pro banheiro, etc.), e fui ler um pouco de quadrinhos.
 Toca a campainha do estúdio. O Coutinho atende. Continuo lendo. Era o Laerte. Porra. Não acredito. O Laerte. Meu idolo. Até hoje, meu maior ídolo. Putaqueopariu, não acredito, não acredito. Ele tava lá, discutindo uns assuntos pessoais importantes com o Coutinho, quando saiu do quarto, sei lá por que, e passou pelo estúdio do meu pai. Enquanto isso, eu estava afogado, vermelhíssimo, na poltrona. Aproveitei, e cumprimentei O cara. Meu pai ajudou na apresentação. SHOW! Eu conheci um ídolo. Espera. O que ele tá fazendo? Putz, aquilo ali que ele tá olhando na mesa é... MINHA PÁGINA! Acho que nunca na minha vida a expressão OH MY FUCKING GOD teve um cabimento melhor. Ele tava vendo a minha página. A minha! Na hora, veio um monte de coisa na cabeça. Vergonha, a página não era boa. Alegria, ele tava avaliando. Entre outras coisas. Ele virou pra mim, que no momento devia estar mole de bobo, e perguntou:
- Isso aqui é seu?
-S-si..É.
-Bem legal, hein? - Ele disse algo parecido, não lembro bem com que palavras-
 Avaliou mais um pouco, soltou um elogio, cumprimentou, foi legal, e saiu.
 Eu quase chorei. Era o dia mais feliz da minha vida, ou pelo menos naquele momento, era.
 Feliz, serelepe, produzi muito aquela semana. Aquele mês. AqueleS meseS.
 Outra coisa. Eu descobri o píncel. Era mais um dia sossegado no estúdio, já tinha visitado o lugar vários vezes na época. Eu fiz uns desenhos com pincél, os primeiros. Experimentei, experimentei, como sempre. Nada demais pra mim, achei até meio toscos demais, larguei, e fui ler um pouco antes de voltar.
 O Grampá passou lá, pra cozinha, para fazer um lanchinho, tomar café - a droga dos cartunistas-, sei lá, e viu. Saindo, de lá, me saldou - eu estava na sala do meu pai, ao lado.:
- É teu, isso aqui?
-É sim.
-Bah, bem classe ein! Teu traço melhorou uns 70% com pincél!
-Uou, valeu!
 Tava feito. Seria minha nova arma. Treinei, treinei, e no mesmo dia saiu isso AQUI. Hoje, não trocaria o pincél por nada. Nas palavras do Gramps, "O pincél é o coringa dos materiais de desenho". Fato. É mesmo.
 No mesmo dia, ele deu umas dicas. A principal foi, tem que variar o traço, não pode deixar muito grosso, muito fino. Ajudou muito.
 Daí veio a terceira coisa, que me ajudou muito. A dica do meu pai.
 Foi a seguinte:
 "Filho, não se preocupa tanto em publicar - eu estava louco pra sair na MAD na época, tinha conhecido o João M. pessoalmente, me inspirou a querer publicar-. Tu é novo. O importante, agora, é produzir, conhecer, se divertir. É só parar de azucrinar sua cabeça com essa fome louca de publicação, que tudo vai acontecer, na hora certa". Pura verdade. Parei de me preocupar com aquilo. O negócio era produzir, botar no blog, curtir. E rolou. Pouco tempo depois, graças a indicação do João,as dicas do Grampá, do Rafa, do meu pai, do Jo Fevereiro, que foi uma amigão de internet, e a um esforço meu, consegui. Eu estava na Folhinha.


 Me apuro mais nisso no próximo post. Álias, alguem teve coragem de ler um desses dois posts, até agora? Haha, temo o fato de estarem gigantes, e meio chatos. Enfim.
Abracitos,

continua.

Pedro

6 comentários:

  1. Caralho Pedro, muito foda essa seqüencia de textos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. tem que falar do dia que o Grampá ficou "vendo filme" com a mulher dele

    joao

    ResponderExcluir
  3. Ô, Pedrão... Não tive só saco de ler e reler esses textos todos como fiquei com a mesma cara abestalhada, que você tão bem acaba de descrever, ao trombar com a citação que fez ao meu nome. Tenho que caprichar mais a partir de agora. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Calvinboy! Vê se movimenta aquele teu blog foda lá, ein, hehe
    Hahaha, João, esse episódio, e algumas outras coisas, bastante importantes, eu deixei pra contar, ou detalhar melhor, em forma de quadrinhos, um dia. Esse episódio está garantido, rarara, e viva os playmobils
    Que isso Jo, eu que tenho que caprichar mais, pra fazer jus aos seus comentários épicos : )
    Abracitos, e valeu pelos comentários pessoal!

    Pedro C.

    ResponderExcluir
  5. Incrível essa sua história!
    Chega a ser inspiradora.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Pedrão, além de mandar muito bem nas ilustras tá escrevendo demais também. Seu papis deve estar super orgulhoso de você, eu estou.

    Grande abraço do primo,

    Xandê

    ResponderExcluir