quinta-feira, 10 de junho de 2010

Fique de olho em nós!- Um post sobre a nova-nova geração-

A história dos novos quadrinistas brasileiros, que só está começando:

João M.-


Ca-ham! Chamo a presença de todos para este post importante:
Bom, antes de qualquer coisa, estou meio mal, a sinusite atacou. Frio Modafoquer...
Bem, vamos ao que interessa: quadrinhos.
Os gêmeos, Moon e Bá, viraram os olhinhod de fãs de quadrinhos do exterior para cá, terra Brasilis, e graças a eles, e claro aos leitores, entre outros, nosso mercado de quadrinhos não para.
O ritmo de produção é enorme, e a internet é o maior meio de publicação.
Nesse processo de produção foram surgindo nomes que agora são mundialmente conhecidos. Entre eles, o camarada Grampá e o meu compañero Rafael Coutinho. Esses, foram nomeados, junto com mais alguns poucos, a Nova Geração dos Quadrinhos. Até aí beleza. Mas, com o tempo , esse que foi pouco, pois tudo agora é muito rápido, surge um nome que rápido se popularizou: João Montanaro, quadrinista,14 anos de idade no momento, 12 na epoca.
Lançado como um cervo que passava na frente de um monster truck, que no caso era dirigido por Paulo Ramos, projetor do futuro do jovem Montanaro, ele começa a fazer sucesso, primeirante através do seu blog, sua maior fonte de sucesso, mas depois por outros veiculos de comunicação, como a Revista MAD, e depois como chargista da Folha de Sp.(incrivel!) maior jornal do país.
Mas claro, muitos jovens já publicavam em seus blogs, mas Montanaro se destacou, por ter mais habilidade.
Eai começa nossa história. Após isso, os olheiros dos quadrinhos começaram a observar todos os quadrinistas nessa grande peneira de craques da arte que é a internet.

Pedro C.-





Três anos depois de João M. criar seu blog, eu crio o meu, que viria a ser também minha fonte de poder. Meio atrasado, mas bem disposto, eu começei com traço ruim, pintura ruim, mas piadas razoaveis. Com apoio dos meus poucos fãs, fui crescendo, e eis que, este ano, lá por meados de...Abril-Maio surge uma chance. A TV CULTURA, da qual sempre gostei (lembro de estar vendo Metropolis com meus pais, desde novo) me manda um E-Mail, com a proposta de me entrevistar num programa deles.
Eu fiquei muito entusiasmado, não só pelo trabalho reconhecido, mas por descobrir que eles mal sabiam que meu pai era artista. Hahahaha, finalmente o reconhecimento! hahaha, bom, mesmo assim, dei a idéia de chamar meu pai para participar, pois o tema do programa (chamado Ao Ponto) era pais e filhos. Esse foi o pique que eu precisava. Entrei em transe. Produção em massa, muitos desenhos, ânimo, traço melhor, aquarelas bonitas. Eis, que, graças a uma indicação amiga, a Gabriela Romeu, Editora da Folhinha, suplemento infantil da Folha de Sp vem até meu blog, gosta do trabalho e me manda a proposta de criar um personagem para uma tira. Criei dois, o escolhido foi o Eric, roqueiro-mirim que não toca nada, nem apito. Após isso, fechado o acordo, tive minha primeira tira publicada, ao lado de Laerte e Adão, chuif.
Bem, escrevi mais de mim, pois obviamente sei mais de mim do que dos outros...
Bom, se você não dormiu com a minha história, ai vão mais dois:



JoPa ( João Paulo)-




Conheci o Jopa através de uma email. Depois disso, conversamos quase que diariamente sobre quadrinhos, entre outras cositas.
O Jopa tem uma narrativa usada em suas tiras de dar inveja. Creio que é o unico entre a nova-nova geração(já já te explico o que é) , que daria um ótimo roteirista.
Ele abusa da inteligência que tem em seus roteiros. Ele teve a grande idéia recentemente de criar um blog, nomeado de Trapezistas de Estrada, onde os cartunistas que quiserem embarcar para publicar páginas de quadrinhos semanais, podem vir. Começamos semana passada, já contamos com uma colaboração especial do Ricardo, do Ryotiras, e vamos andando.
Bom, Jopa já fez estágio em uma animação, tem um pai que trabalha com teatro, duas coisas que influênciam em seu trabalho atual. Depois arranco mais informações dele.


Nunes-




Nunes, eu ainda não conheço muito bem, pois é novo. Mas ele ganhou reconhecimento muito rápido, sendo frequentemente elogiado por Benett, Carranza, entre outros
Só o que se sabe é que adora perguntas indiscretas e é viciado em Coca-Cola, hahaha.
Bom, espero muito dele, que a partir desta semana começa a publicar nos trapezistas.
Em breve mais informações.



--NOVA- NOVA GERAÇÃO-

Nomeada assim por Grampá, quando ainda eram eu e João os unicos integrantes , consiste apenas de jovens quadrinistas pirralhos, que amam desenhar.








Bom, espero que vocês tenham dormido durante minha biografia, pois é um saco. Enfim,
é isso, como eu falei que ia atualizar o outro post com uma ilustra, depois faço isso com esse, estou meio mal.



Pedro C.

ps: agradeço a todos comentários e visitas.

3 comentários:

  1. Putz... Muito bom, cara. É isso, a Nova-nova geração cada vez crescendo mais! Adorei o que tu falou de mim cara, quase chorei xDD
    A tua história também é muito legal, tem muita informação. Fica tranks que ninguém vai domir. hehehe.
    Abraços. E amanhã uma atualização no TRAPEZISTAS DE ESTRADA!

    ResponderExcluir
  2. OOOPS... Dei uma cochilada! Mas valeu porque tive um sonho bem interessante com essa turma já crescida, em todos os sentidos, fazendo a cabeça de uma nova geração de leitores que, por isso mesmo, será cada vez mais exigente em todos os setores. Senhoras e senhores, o show vai começar: Com vocês, os TRAPEZISTA DE ESTRADA!!! =8D= =8)= =8b= =8]=

    ResponderExcluir
  3. Talentoso esse menino!
    Sempre dou um pulinho aqui pra me alimentar de boa arte!
    Parabéns p NoVA GeRAçÃO =)
    Bjo
    Mariana (Ao Ponto)

    ResponderExcluir