quinta-feira, 10 de março de 2011

Ipad pode -


Eai pessoal.
Vou ser bem direto. Tive que fazer um post sobre isso.
Vou começar do princípio, como dizem os sábios:
Muito bem. Estou com um Ipad em casa. Infelizmente, não por muito tempo. Explico. A editora Abril, onde a minha mãe trabalha, deixou um Ipad disponível para alguns funcionários avaliarem e terem idéias de como ele poderia ajudar o sistema de ensino. Então ficamos até segunda com ele, para a minha mãe avaliar.
 Óbviamente, sacana do jeito que somos, eu e minha irmã estamos usufruindo do aparelho o tempo todo, e minha mãe quase não vê o belo símbolo da maçãzinha preta estampado nas costas dele.
 Abre parenteses: Quando eu digo o tempo todo...É o tempo todo MESMO, vocês não tem noção de quanto tempo a bateria disso dura. Após umas 4h de uso sem interromper, tudo o que consegui foi fazer a barrinha de bateria - que só diminuiu 25% - rir. Fechando parenteses...
 Seguinte. Como eu disse no meu twitter, assim que comecei a explorar o Ipad, os aplicativos, as revistas feitas exclusivamente para a plataforma, eu pirei. Senti o futuro lá, nas minhas mãos de pedreiro cartunista, de pirralho.
 Senti que estava vivenciando uma grande revolução em quesitos de entretenimento e informação.
 Hum..Será que a Apple não quer usar essa frase de slogan? Não, deixa para lá, teria que ter uma piadinha pra eles usarem.
Então.
 Eu estava lendo uma edição da revista Wired pra Ipad. Tinha uma matéria do Ironman, e você podia interagir com a armadura dele, rotacionar 360 graus. Tinha também uma matéria - de longe uma das que mais gostei das revistas que li no pc de mão da Apple- sobre o processo de criação de uma música. Daí cada passo tinha um botão de imagem, onde você dava um toque com o dedo - Espera, espera, espera! Achei uma brecha pra falar disso! Touchscreen. Sei que nem é mais novidade, mas acho isso tão fantástico.. Quando eu era criança, ia no banco com meu avô, e só tinha um caixa lá que era touchscreen, Rapaz, eu ficava dedilhando aquele treco até ficar com calo, achava a coisa mais fodastica do mundo. Eis que hoje, apenas uns  7-8 anos depois, meu celular tem essa função. Enfim, era só o que eu queria dizer. '-' - Voltando a matéria: Além dos botões de imagem, onde ao pressiona-los você veria uma fotografia sobre aquela tal parte do processo, tinha o botão de som, onde você relava o dedo no negócio, e ele começava a tocar os sons que fizeram parte do processo. Ex: Parte um: Um solo de guitarra, papápá, daí na 3 mostrava os vocais, até que chegou na ultima e mostrava a música pronta, polidinha.
 Genial!
Também tinha uma outra matéria, de outra revista, sobre um seriado, e você recostava a ponta do seu dedinho indicador sobre uma imagem, ou girava o Ipad, e TCHANS, rolava o trailer do seriado, ali mermo.
Tive várias outras experiências, e muitas com joguinhos, mas para aprofundamento em joguinhos do Ipad, recomendo o blog do Izzy Nobre. Cliquem AQUI e se mijem lendo.
 Bom. Para resumir e dar um fim aqui, um resumo do que pensei usando o Ipad:
 A uns 20 anos, ou mais, ou menos, sei lá, tu ia na banca, comprava aquela revista GENERAL, via um comentário sobre um disco do Sepultura, e ficava doidão para escutar. Daí você pegava seu dinheirinho, ia numa loja, e comprava o disco, e chegando em casa ouvia.
 A pouco tempo atrás, e ainda se faz isso, óbvio, você vê um post num site de um cara sobre a nova música do Artic Monkeys, fica doidão pra ouvir o treco, e faz donwload, ou ouve numa rádio online, sei lá.
 Já no Ipad, o futuro, você está lendo uma revista ONLINE, EM QUALQUER LUGAR, e no artigo, fala de uma música do Foo Fighters lá. Daí, do lado do artigo, tem um botão play. E diretamente NA REVISTA, VOCÊ OUVE A MÚSICA! Genial!
 Como tudo isso pode ser usado a favor dos quadrinhos? Porra, tem milhares de jeitos. Mas isso é assunto pra outro post.
  Fico devendo!

Ciao


Pedro C.

3 comentários:

  1. Deixei de comentar... A tua escrita está melhorando a cada dia. Dá pra ver um estilo de narrativa bem pessoal tomando forma. Vai ser cronista, Pedrão. E ilustrar as próprias matérias.

    ResponderExcluir