domingo, 6 de março de 2011

Memória de Elefante-

 Eu não ia postar de fim de semana, e já havia combinado isso comigo mesmo, e o fato de que estou com uma gripe bem pentelha só contribuia para que eu cumprisse minha promessa.
 Acontece que nem essas duas coisas juntas formam uma boa desculpa para não falar do livro Memória de Elefante, uma história em quadrinhos do camarada Caeto.
 Primeiro gostaria de falar para o Caeto, que espero que ainda leia esse post um dia, que o livro dele está vendendo mais que Jimmy Corrigan na livraria - uma ótima livraria álias - onde comprei. Foi mal aí Chris Ware, se ferrou cara.
 E na verdade, vende bem por um bom motivo: é FODA, em letra maiúscula mesmo.
 Memória de Elefante é uma dessas hqs que nos fazem refletir sobre a vida. O Caeto não mascarou nada que fez na sua vida, e deixou a cargo do leitor concluir se tais atitudes estavam certas ou não.
 A sua relação com o pai - que tinha AIDS - era conturbadamente diferente, mas não diferente do que deveria ser.
Mesmo sendo um ponto alto do livro, a relação dele com o pai não era o foco. Na verdade, essa foi a graça - ao meu ver- o foco é a vida do Caeto, e isso não muda em nenhum momento do livro.
 A hq é recomendada para adultos. Mas, foda-se, não podia esperar até os 30. Sim, até os trinta, pois tenho certeza que não serei um adulto logo aos 18 ou 20.
 A vida de Caeto era bem diferente do que eu imaginava, nunca imaginei que o cara trabalhou de barman, ajudante de sebo, ou morou com suas amiguinhas pulgas e com os colegas ratos,antes de publicar esse livro.
 Quadrinhos é um ramo tenso mesmo, mas não consigo me ver fazendo outra coisa, fazer o que. Já me contaminei com o negócio.
 Percebi que disse "diferente" várias vezes nesse texto escrito improvisadamente - provavelmente falei alguma merda, fazer o que- e acho que é a melhor palavra para definir a hq do Caeto.
 Talvez por que eu ainda tenha 14 anos, talvez porque realmente é diferente, mas eu nunca havia lido algo parecido com essa hq.
 E isso, pra mim, é muito foda.
 Valeu Caeto, por mudar drasticamente minha visão de algumas coisas, e me inspirar a continuar nesse maldito ramo incríivelmente classe.


Abracitos,


Pedro C.


p.s.: Nem sei se precisava dizer, mas caso não tenha instigado vocês o suficiente a fazer isso... COMPREM ESSA HQ, PUERRA!!

2 comentários:

  1. Está na minha lista de futuras leituras.
    Bom blog.
    Abç,
    Kleiton
    http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir